sexta-feira, 10 de março de 2023

LÍBANO - A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA 10 DIAS

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

O Líbano não estará certamente no topo das escolhas da maioria das pessoas na hora de selecionar um dos diversos destinos presentes da região do Médio Oriente. Até nós, por mero desconhecimento, acabámos de forma injusta por dar primazia a outros países no momento de nos lançarmos à descoberta desta área do globo, optando sempre por nações com maior peso turístico e nas quais (teoricamente) haveria uma menor chance de regressarmos a casa com as expectativas defraudadas. É certo que com essas escolhas tentámos jogar pelo seguro e as nossas passagens pelo Irão, Egito, Emirados Árabes Unidos ou Jordânia para além de se terem revelado apostas ganhas também tiveram o condão de nos aguçar o apetite em relação a este território encravado entre a Ásia e o Norte de África.

Foi então com o desejo de aprofundarmos um pouco mais o conhecimento sobre o Médio Oriente que o Líbano foi ganhando força nas nossas cogitações, tendo sido aliás um dos principais objetivos traçados para 2023. 

Sabíamos de antemão que os dez dias disponíveis não nos permitiriam grandes aventuras e, como tal, tentámos que o plano de viagem nos desse a conhecer, ainda que de forma superficial, a realidade de um país que se destaca sobretudo pelo seu património. 
Fizemos então questão que esta viagem se baseasse não só no conhecimento do território mas também nas experiências que certamente encontraríamos durante os dias que ali iríamos permanecer e no nosso roteiro não faltam referências aos bazares, aos museus, à gastronomia ou ás exóticas Mesquitas com os seus altivos minaretes e decorações interiores sempre sedutoras. 

Diz-se que o Líbano é a nação mais tolerante da região do Médio Oriente e foi precisamente isso que constatámos durante a nossa estadia. Apesar do Islamísmo dominar de forma destacada as escolhas da população, percebe-se que este e os restantes ideais religiosos coabitam de forma pacífica. 

Atualmente nem tudo são rosas e o Líbano mergulhou numa grave crise económica que para além de ter literalmente amordaçado o seu povo acabou também por espantar uma grande fatia dos turistas que ali chegavam. Mesmo tendo consciência das contrariedades que eventualmente poderíamos encontrar durante a viagem, resolvemos arriscar, conscientes de que percorrer parte do país de transportes públicos acrescentaria um ou mais desafios ás nossas pretensões.

Ainda que por um golpe de sorte tenhamos sido surpreendidos com dias de sol e temperaturas primaveris, viajar no inverno foi outro dos riscos que assumimos, uma vez que durante este período haveria a possibilidade de alguns locais ou regiões se encontrarem inacessíveis devido à presença de neve. 
 
No final tudo acabou por correr sem grandes percalços e a única condicionante que enfrentámos foi o facto dos dias serem relativamente mais curtos, deixando-nos assim com pouco tempo para encaixar tudo o que queríamos visitar.


VIAJAR NO LÍBANO - A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA 10 DIAS

.DIA 1 - RUÍNAS DE ANJAR, RUÍNAS DE BAALBEK & BEIRUTE
Partindo do princípio de que, tal como nós, chega a Beirute logo pela manhã e de que tem carro alugado para as primeiras 48 horas desta viagem, este dia estará reservado para conhecer as incríveis ruínas de Anjar e Baalbek, regressando à capital antes do anoitecer.  
Neste que será o seu primeiro contacto com o trânsito caótico do país, os trajetos serão realizados por estradas pouco movimentadas e que lhe darão a oportunidade de se adaptar à condução pouco cuidada do povo libanês. Uma vez que a estrada para Anjar o levará até bem próximo da fronteira com a Síria, pelo caminho passará certamente por diversos pontos de controle que não deverão atrasar muito a sua chegada à zona arqueológica. 
Despeça-se das ruínas com a certeza de que explorou cada detalhe e prepare-se para conhecer mais um local que dificilmente se apagará da sua memória nos tempos que se seguem. O que encontrará em Baalbek estará com toda a certeza (muito) para além do que alguma vez imaginou. A imponência assim como o estado de conservação desta antiga cidade romana é (na nossa opinião) muito superior a outros locais que já visitámos por esse mundo fora. 
Ao final da tarde regresse a Beirute a assista ao pôr-do-sol enquanto caminha ao longo da corniche. 

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias


.DIA 2 - GRUTA DE JEITA, RUÍNAS DE FAQRA & BEIRUTE
Acorde cedo de forma a alcançar a Gruta de Jeita antes da chegada dos muitos grupos de turistas que diariamente ali se deslocam. A Gruta de Jeita é considerada uma das principais maravilhas naturais do país e, na nossa opinião, não deverá ficar de fora do roteiro de quem quer conhecer o melhor do Líbano. Adquira o devido ingresso e sem pressas percorra as entranhas da terra, deslumbrando-se com as inúmeras formações geológicas criadas ao longo de milhares de anos. Esta experiência termina com um agradável passeio de barco ao longo de um rio subterrâneo no qual, mais uma vez, o visitante tem a oportunidade de se deslumbrar com o incrível trabalho artístico realizado pela mãe natureza. 
Ainda completamente absorvido pelos momentos vividos regresse à estrada que desta feita lhe mostrará uma parcela do país bastante modesta e mesmo que o pavimento não esteja nas melhores condições, meia hora é quanto bastará para estar frente a frente com mais um bem conservado conjunto de vestígios arqueológicos. As ruínas de Faqra situam-se no sopé de uma cadeia montanhosa e ainda que nos encontremos relativamente perto de Beirute a área não é muito visitada por turistas, permitindo que percorra o espaço de forma tranquila.
No regresso à capital sugerimos que realize um pequeno desvio até àquele que será por ventura o mais importante santuário de origem cristã do país. Apesar da movimentação ao redor do espaço ser muita, a estátua que coroa uma pequena capela e as vistas sobre a cidade de Beirute fazem com que a passagem pelo Santuário de Nossa Senhora do Líbano valha a pena. 
Se tal como nós pretender continuar esta viagem usando a rede de transportes públicos, ao final da tarde marque encontro com o representante da rent-a-car e devolva o veículo que alugou para os dois primeiros dias. 

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias


.DIA 3 - BYBLOS (JBEIL)
Depois de uma curta viagem desde Beirute chegará a Byblos. Aproveite a calma matinal e perca-se nas ruas ladeadas de casas de pedra que certamente ainda testemunharam as movimentações dos cavaleiros cruzados, responsáveis pela construção do castelo que ainda hoje vigia todos os que por ali passam. Visite-o e aproveite também para percorrer a vasta zona arqueológica que o abraça e na qual se deparará com um dos mais valiosos patrimónios históricos existentes na região do Médio Oriente. São mais de sete milénios de memórias que certamente o farão sentir privilegiado por poder caminhar sobre um tão importante legado histórico. Nesta espécie de viagem temporal encontrará anfiteatros, templos, colunas, sarcófagos, avenidas e um sem número de ruínas de outras antigas construções. 
O dia termina na zona do porto marítimo. Após um breve passeio ao longo deste ancoradouro que já era utilizado pelo povo fenício, eleja um ponto privilegiado e aí assista ao momento em que o sol se escapa para outras latitudes. 
.O ARTIGO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM BYBLOS PODE SER LIDO AQUI

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias


.DIAS 4 & 5 - TRÍPOLI (TARĀBULUS)
Durante a preparação desta viagem e talvez já nos dias que antecederam a sua chega a Trípoli, irá com toda a certeza deparar-se com algumas opiniões menos positivas sobre esta que é a segunda maior metrópole do país. Não dê demasiada importância a esses comentários e mesmo que à primeira vista esta nova realidade lhe possa parecer demasiado confusa, a verdade é que não precisará de muito tempo para perceber que em Trípoli existem mil e uma razões para que a sua estadia seja memorável. Sugerimos que se perca nos rendilhados caminhos da zona antiga, descobrindo assim um incrível mundo de sombras que parece manter-se inalterado desde há séculos. Coma numa qualquer banca de rua por menos de um euro ou compre um café a um dos vendedores ambulantes que percorrem a medina. Não deixe de aceder ao interior da Mesquita Al Mansouri e com as devidas distâncias assista não só ao ritual de ablução mas também à sempre fascinante oração. Por último visite o único hammam ainda em funcionamento na cidade e aproveite para enriquecer ainda mais a sua passagem pelo Líbano com um vigoroso banho turco. 
.O ARTIGO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM TRÍPOLI PODE SER LIDO AQUI

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias


.DIAS 6 & 7 - BEIRUTE
Ainda que nos dois primeiros dias desta viagem tenha tido a oportunidade de contactar de forma superficial com a capital do Líbano, agora e com um pouco mais de tempo, irá conhecer alguns dos principais pontos de interesse de Beirute. Não deixe que aspetos menos positivos como a poluição, o trânsito caótico ou as desigualdades sociais arrefeçam a sua vontade de descobrir o melhor que a maior cidade do país tem para oferecer a quem a visita. Apesar da comunicação ser, na maioria das vezes uma barreira, não se retraia e arrisque numa conversa de ocasião de forma a conhecer um pouco mais da vida e das estórias deste povo que demostra uma genuína vontade em agradar. 
Para lá do contacto com a população, Beirute também lhe oferece um vasto cardápio de experiências e locais únicos que com toda a certeza irão fazer com que relembre a sua passagem pela cidade durante um longo período. Na capital do Líbano encontrará Mesquitas, Igrejas, edifícios históricos, museus, ruínas romanas e os melhores gelados do país. Caminhe, explore, descubra e no final irá ver que Beirute é realmente diferente daquilo que passa na televisão. 
.O ARTIGO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM BEIRUTE PODE SER LIDO AQUI

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias


.DIA 8 - TYRE (SOUR)
Está na altura de dizer adeus a Beirute e conhecer mais uma região do país. Acorde cedo, desloque-se até ao terminal rodoviário de Cola e aí apanhe uma das várias vans que seguem em direção a sul. A sua passagem por Tyre será não só um ótimo pretexto para abrandar o ritmo como também uma oportunidade única de explorar as diversas zonas arqueológicas ali existentes. No roteiro para a sua estadia em Tyre deverá obrigatoriamente incluir uma passagem pelo mais bem conservado hipódromo romano do mundo, pela enorme necrópole que ainda hoje se mantém quase intacta e por inúmeros edifícios históricos que nos relembram a importância que esta zona do território teve no passado. 
Ao final da tarde desloque-se até à zona ribeirinha, sente-se num ponto privilegiado e de olhos posto no Mediterrâneo assista ao momento em que o sol se esgueira para outras latitudes.

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias


.DIA 9 - SAIDA (SÍDON)
Uma vez que a van que o transportará desde Tyre o deixará a dois passos da zona ribeirinha, aproveite para conhecer de imediato a bem conservada fortaleza que, vista a partir da marginal, parece flutuar sobre as águas do Mar Mediterrâneo. Depois deste primeiro contacto com a cidade de Saida, percorra a curta distância que o separa da medina e lance-se à descoberta das suas labirínticas ruas. Acreditamos que irá sobretudo gostar de visitar o Dabane Palace, o antigo caravanserai Khan Al Franj, a Mesquita Al Omany Al Kabir, o Hammam Al Jadded e de sentir a energia dos diversos Souks presentes na zona antiga. 

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias

Visitar o Líbano - Roteiro completo para 10 dias


.DIA 10 - BEIRUTE E REGRESSO A CASA
Depois de uma dezena de dias em que teve a oportunidade de conhecer alguns dos mais importantes locais do país está na altura de voltar ao ponto de partida. O regresso a Beirute representará também o momento em que alcançará a reta final desta incrível viagem pelo Líbano. Se o horário do seu voo o permitir poderá ainda dar uma derradeira volta pela capital ou até, quem sabe, visitar o lindíssimo Palácio Beiteddine. Se o objetivo for seguir diretamente de Saida para o aeroporto pode então apanhar uma qualquer van que segue na direção de Beirute e pedir ao motorista para o deixar numa localização próxima do terminal. 

INFOMAÇÕES ÚTEIS:

.É NECESSÁRIO VISTO PARA VIAJAR PARA O LÍBANO?
Os cidadãos portugueses que viagem em turismo não necessitam de obter previamente qualquer tipo de visto para aceder ao território. À chegada ao aeroporto ou qualquer outro ponto fronteiriço basta apresentar o passaporte válido por um período mínimo de seis meses, no qual será carimbada a respetiva autorização de entrada no país. Se o passaporte tiver qualquer tipo de registo de entrada em Israel, o viajante poderá eventualmente encontrar algumas dificuldades em aceder ao território libanês. 

.É O LÍBANO UM PAÍS SEGURO PARA VIAJAR?
Esta será com toda a certeza uma das questões que mais inquieta todos aqueles que têm o desejo de visitar o Líbano, contudo podemos assegurar que em nenhum momento desta viagem nos sentimos inseguros. Existirão certamente algumas regiões em que a instabilidade política poderá causar alguns focos de tensão entre a população mas, de uma forma geral e em todos os locais descritos neste roteiro, o viajante não encontrará qualquer tipo de constrangimento. É aconselhável fazer-se sempre acompanhar do seu passaporte uma vez que nas áreas ao redor das fronteiras com a Síria e Israel existem diversos checkpoints controlados pelo exército libanês.    

.ONDE TROCÁMOS DINHEIRO?
Sabíamos que a crise económica que se abateu sobre o Líbano iria ter um peso considerável na forma como teríamos de abordar esta viagem uma vez que a constante desvalorização da moeda local só nos permitiu ter a perfeita noção  do custo de vida local no momento em que demos os primeiros paços no país. De forma a evitar surpresas desnecessárias optámos por não usar qualquer tipo de cartão bancário durante a nossa estadia, levando connosco o dinheiro que acharíamos ser suficiente para os dez dias que contávamos permanecer no Líbano. No momento de trocar os euros que trouxemos de casa por moeda local percebemos de imediato que a taxa "oferecida" pelos bancos era significativamente mais baixa que aquela que era praticada na maioria das casas de câmbio. A cadeia OMT por ser a mais conhecida (presente um pouco por todo o território) acabou também por ser o local onde efetuámos todas as transações de troca de dinheiro. 

.É FÁCIL VIAJAR NO LÍBANO USANDO OS TRANSPORTES PÚBLICOS?
Ainda que a rede de transporte públicos do país seja um pouco primitiva a verdade é que com alguma organização e flexibilidade conseguimos alcançar uma boa parte dos locais presentes neste roteiro. Na capital existem dois grandes terminais rodoviários (Cola e Charles Hélou) nos quais é possível apanhar, sem qualquer dificuldade, vans partilhadas para Baalbek, Byblos, Trípoli, Tyre e Saída. 
  • TERMINAL DE COLA (BEIRUTE): Situado a cerca de 3 km's a sul do centro, este é o maior e mais movimentado terminal rodoviário de Beirute. Foi precisamente neste local que apanhámos as vans partilhadas em direção a Byblos e Tyre, contudo, se tivéssemos a intenção de seguir para Tripoli ou Saida, também seria possível seguir viagem a partir deste ponto. Ainda que à primeira vista o ambiente nos parecesse um pouco confuso a verdade é que bastou perguntar onde se encontrava o transporte para o destino desejado que rapidamente nos indicaram o local exato. 
  • TERMINAL DE CHARLES HELOU (BEIRUTE): Apesar de ter uma área mais pequena, este terminal serve igualmente uma parcela considerável de destinos e como já referimos, não saímos deste ponto para nenhum dos locais que visitámos durante a nossa estadia no país. Contudo no dia que realizámos a viagem de Trípoli para Beirute a van que nos transportou deixou-nos neste terminal situado a pouco mais de 1km's da Mesquita Mohammad Al Amin.
Em todas as deslocações que realizámos de van partilhada pagámos sempre o equivalente a 1 euro/dólar por trajeto/pessoa.

.COMO FOI A NOSSA EXPERIÊNCIA DE CONDUZIR NO LÍBANO?
De forma a rentabilizar ao máximo o pouco tempo que tínhamos disponível, optámos por alugar carro logo nos dois primeiros dias da nossa viagem, visitando assim locais como Baalbek, Anjar, Jeita e Faqra, situados em zonas mais remotas do país e onde os transportes públicos não chegam com tanta frequência. Ainda que o trânsito em Beirute seja um pouco confuso, achamos que quem se sente à vontade em conduzir em grandes cidades rapidamente se adaptará ás manobras pouco civilizadas realizadas pelos condutores menos prudentes que se cruzarão no seu caminho. Depois de sair das cidades as estradas são relativamente boas, não apresentando grandes desafios.  



PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário